terça-feira, novembro 23

ALIMENTAÇÃO - principal causa de doença ...

Viver com saúde não é difícil, basta apenas obedecer a algumas regras que a própria natureza ditou, mas que com o evoluir dos tempos nos vamos esquecendo …

 
Vejamos de que maneira a alimentação pode também alterar o equilíbrio no corpo físico; a nossa saúde depende de um eco-sistema interior adequado conhecido por “matrix”; quando causamos alterações nesse sistema estamos a contribuir para que se instalem as enfermidades. Para que uma célula esteja em condições saudáveis necessita que o ph da matrix se mantenha entre valores compreendidos entre 7,35 e 7,45; quando carregamos o tecido extra-celular de homotoxinas o ph, necessariamente modifica-se para valores superiores ou inferiores, o que compromete o adequado funcionamento das células.

 
O que acontece quando intoxicamos a nossa matrix? Nos nossos dias, graças à péssima alimentação que fazemos, o desequilíbrio ácido-alcalino desloca-se com facilidade para o excesso de acidez. Ao sentir-se hiper-acidificado o nosso sistema de regulação põe em marcha os mecanismos de defesa de que dispõe, usando o seu “sistema tampão” que lhe permite corrigir excessos inesperados, sem perder o seu equilíbrio.No entanto, se permanecemos de forma frequente ou continuada em “acidosis” chega o momento em que se esgotam as reservas, produzindo-se um desgaste dos minerais estruturais, o que resulta em desmineralização causada não pela falta de minerais na dieta mas pela acidificação do organismo.

 
Os minerais estruturais usados pelo nosso corpo para alcalinizar, procedem fundamentalmente das capas das cartilagens articulares (favorecendo o aparecimento de artrosis), da substância óssea (favorecendo o aparecimento da osteoporosis), e do sangue (produzindo alterações da coagulação).

 
A desmineralização produz o debilitamento e diminuição de todos os orgãos e tecidos; a estrutura óssea torna-se mais porosa, com tendência a fracturas, as cartilagens vertebrais descalcificam e perdem a sua elasticidade, dando origem a deslocamentos de vértebras (hérnias discais), pressionado sobre nervos (ciática) ou chegando mesmo a unirem-se (bicos de papagaio), a pele seca e greta com eczema, os dentes cariam, as gengivas sangram, as mucosas e as vias respiratórias debilitam-se e os germens encontram o terreno ideal para proliferarem (gripes, bronquites, sinusites, etc); substâncias estranhas como o pólen ou o pó causam reacções alérgicas …

 
Lembremo-nos: quando metabolizamos os alimentos, obtemos as calorias donde retiramos a energia necessária para a nossa actividade; mas todo o alimento gera resíduos (ácidos ou alcalinos). Falando genericamente, se o que ingerimos é proteína animal, o resíduo será ácido; se o que ingerimos são vegetais o que subsistirá será um resíduo de sais alcalinos, os quais servem para neutralizar a acidosis do sistema. Em conclusão, se queremos gozar de boa saúde devemos abastecer o nosso organismo principalmente de alimentos alcalinos já que, involuntariamente, ingerimos grandes quantidades de ácidos nos alimentos industrializados.

 
Alimentos alcalinizantes - Grãos germinados; algas; batatas; cereais completos; verduras em geral; leite materno.

 
Alimentos acidificantes - Álcool; café e chá preto; leite, manteiga, yogurte, gelados; sumos de fruta açucarados; refrigerantes; geleias e compotas; mostarda, ketchup, mayonnaise; molho de soja; vinagre; pickles; frutos secos; carnes em geral, principalmente de porco; fiambre; ovos; peixe de aquacultura; marisco; queijo; produtos lácteos; adoçantes; syrup; cogumelos; pizza; batatas fritas; chocolate; pão branco, massas.
Considere ainda nesta lista como grande acidificantes:
  • os cigarros
  • a ingestão frequente de drogas analgésicas e anti-inflamatórias.
Como restabelecer o equilíbrio?
  • Melhorando a qualidade de vida
  • Praticando exercício físico com regularidade
  • Diminuindo a quantidade de alimentos ácidos e acidificantes
  • Aumentando o consumo de alimentos alcalinos
  • Comendo lentamente e mastigando bem os alimentos
  • Fazendo uma desintoxicação pelo menos 2 vezes no ano para regenerar o organismo

exemplo: comece o seu dia com fruta fresca (com o estômago vazio);
inicie a sua refeição por uma salada crua e tente que a proteína animal (carne, peixe ou ovos) não exceda os 20% de toda a refeição; preencha os restantes 80% com verduras ou salada. Evite fritos, gorduras visíveis, pão branco, álcool, refrigerantes, doces, excesso de sal.

  
Recorde:
  • quando ingerimos as verduras ou saladas cruas estamos levando ao nosso organismo vitaminas (C, E, betacarotenos), minerais (cálcio, magnésio, selénio) e anti-oxidantes – todos estes elementos fundamentais no combate às doenças degenerativas;
  • ao fazer sumos naturais, consuma-os de imediato - a vitamina C oxida a partir dos 10 minutos em contacto com o ar, perdendo o seu valor.
in "Caminos de la Salud", Dr. Jose Luis Cidon Madrigal

1 comentário: