As proteinas exigem um ambiente ácido para serem digeridas.
Os carboidratos são amiláceos concentrados existentes em produtos como cereais, pão, batatas e açúcares e exigem um meio alcalino para sua digestão.
Alimentos que exigem meio ácido para digestão são neutralizados por aqueles que exigem meio alcalino e vice-versa, produzindo no final digestão incompleta da proteína, fermentação, indigestão, prisão de ventre, alergias, artrites, obesidade, entre eoutras disfunções .
Dr. Hay, médico norte-americano defendia que as doenças degenerativas encontram campo fértil em organismos onde os alimentos se chocam.
Para este sistema existem 5 normas importantes:
1. Carboidratos (1) não devem ser ingeridos com proteínas(2) e frutas ácidas na mesma refeição.
2. Hortaliças, saladas e frutas devem constituir a maior parte da dieta.
3. Proteínas, amiláceos e gorduras devem ser ingeridos em pequenas quantidades.
4. Os cereais devem ser integrais e os amiláceos não processados; todos os alimentos processados e refinados devem ser evitados/eliminados (farinha branca, açúcar refinado e todos os alimentos feitos com eles, margarinas).
NOTAS : trabalhos de pesquisa mostram que quando altas concentrações de proteínas são misturadas numa mesma refeição, a acidez é excessiva, a ponto de não permitir a continuidade da redução da parte amilácea por meio da alcalinidade, embora fique abaixo do exigido para dar início à digestão da parte proteica por meio de ácidos.
É fundamental evitar : fritos; todos os alimentos enlatados; ovos de aviário;
reduzir ao mínimo o consumo de sal e dar preferência a sal marinho;
Se consumir leguminosas, tente faze-las brotar.
reduzir ao mínimo o consumo de sal e dar preferência a sal marinho;
Se consumir leguminosas, tente faze-las brotar.
Alimentos crus são vitais; apenas os alimentos crus a recém colhidos fornecem os complementos de vitaminas, sais minerais e fibras.
Evite o uso de micro-ondas.
Alimentos que causam acidez: carnes, peixe, marisco, ovos, queijo; alimentos amiláceos (cereais, pão, farinha); açúcares e todos os produtos derivados (geleias, biscoitos, refrigerantes, gelados, pudins, …), leguminosas, nozes, castanha de caju; conservas, vinagre, chá preto, café, alcool … lacticínios (leite, iogurte, queijo)
Alimentos que causam alcalinidade: hortaliças (inclusive batatas, se cozidas com pele e se esta for ingerida); saladas; frutas frescas (excepto ameixas); amendoas, avelãs, castanha-do-pará.
Planeamento das refeições no sistema HAY
O modo mais fácil de seguir este sistema é fazer com que uma refeição por dia consista em alimentos alcalinizantes, outra em proteínas e saladas, vegetais e frutas e outra refeição em alimentos amiláceos com saladas, vegetais e uma fruta doce.
Por exemplo:
Manhã - alcalino - fruta fresca da época; iopgurte natural com uma colher de germe de trigo ou de farelo; uma bebida quente como chá de ervas ou café recém moido.
Almoço - amidos – batatas cozidas com casca; manteiga, vegetais cozidos ou uma salada; uma fruta doce; Alternativa: pão integral com manteiga ou azeite e uma salada de verduras; pode usar germe de trigo e/ou farelo com algumas passas.
Noite – proteínas – sopa de vegetais, uma porção pequena de carne, peixe ou galinha, ovos ou queijo; salada de vegetais crus e frescos, verduras ou raízes cozidas, mas não batatas. Uma fruta fresca ácida.
O Dr. Hay sugeria que as pessoas activas devem tomar a refeição proteica ao meio-dia e a refeição amilácea ao final do dia; pessoas muito sedentárias devem aumentar o nº de refeições alcalinizantes (tomar 2 refeições alcalinizantes por dia e usar proteínas ou amidos na terceira refeição, em dias alternados).
Lembre-se:
· Evite comer entre as refeições. Caso sinta fome, beba um chá de ervas ou tente umas sementes de girassol (são uma boa fonte de sais minerais, enzimas e vitaminas A, B, D, E e F).
· Não use adoçantes (estes podem destruir a vit C e causar danos ao fígado).
· Líquidos são bebidos longe das refeições.
· Não tome a sua refeição se estiver perturbado ou muito cansado.
· Um copo de vinho pode ser ingerido com uma refeição protéica.
· Para além dos alimentos frescos e correctos, deve alimentar o seu corpo com pensamentos positivos, respirar profundamente, fazer exercício moderado, apanhar sol e ar fresco.
In “A Combinação dos Alimentos”, Doris Grant/Jean joice